Apresentação




Sedes Bem-Vindo ao Ressurreição Nacionalista! Somos um blog de difusão da doutrina Castilhista, ligados ao Circulo Castilhista, agrupamento que congrega os adeptos do castilhismo.

Castilhismo é uma doutrina política constituída no Séc. XIX, que vigeu de 1891 à 1937, além do período de 37 à 45 no plano nacional. Instituído por Júlio de Castilhos em 1891 através da Constituição do Rio Grande do Sul, que era o projeto da Constituição do Brasil, rejeitada pela bancada cafeicultora e traslada para o Rio Grande do Sul por Júlio de Castilhos, posteriormente instituída em nível nacional com a Revolução de 30, consagrada na Constituição de 1937. Tem como característica a centralização dos poderes no Executivo, a instituição de mecanismos de participação direta, como plebiscitos e referendos populares; um Estado modernizador, intervencionista e regulador da economia, além de sua atuação intermediadora e moralizadora da sociedade.

01. Capitalista anti-liberal, refratário ao liberalismo econômico.
02. A favor do Estado intervencionista e regulador da economia.
03. Democrático, a favor de mecanismos de participação direta como Plebiscitos e Referendos populares.
04. Contra o Sistema Representativo Liberal, anti-oligárquico.
05. Pela implantação do Estado Positivo, onde as decisões políticas são substituídas por decisões técnicas.
06. Meritocrático, os cargos públicos devem ser ocupados pelos mais competentes, os mais qualificados. Anti-corporativista.
07. Pela defesa e apoio intransigente à indústria nacional.
08. Pela defesa dos direitos trabalhistas.
09. Promotor da ciência e tecnologia.
10. Defensor da cultura brasileira.
11. Militarista, norteado pelo princípio da não-intervenção.
12. Federalista-Centralizado, um Estado federal com poderes concentrados na União.
13. Humanista, toda política de Estado gira em benefício da pessoa humana, do seu bem estar social e sua integridade físico e mental.
14. Desenvolvimentista, o desenvolvimento de uma civilização auto-sustentável.



Obs.: Não nos situamos nem à "esquerda" nem a "direita". São designações que só fazem sentido dentro de um Estado Liberal, o qual deve ser abolido. Também NADA temos com agrupamentos que se auto-designam "dissidentes", de "quarta posição", ou "neonazistas". Antes, repudiamos vigorosa e fortemente esses tipos de elementos.


Linha do Tempo





8 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber qual o nome e significado do símbolo acima de "CASTILHISMO", me parece muito com símbolos anglo-saxões dos quais tenho imenso respeito e curiosidade. Como brasileiro, tenho buscado cada vez mais por bons motivos para sair da crise ideológica que vivo, sobre tão pouco ter orgulho do meu país, afundado nessa crise em que se encontra. Gostaria de falar com vocês, desde já, agradecido e sou um novo leitor da ressurreição nacionalista.

    ResponderExcluir
  2. Olá, também fiquei curioso sobre o site. Vocês são um grupo, ou apenas um indivíduo? Sou socialista (no sentido clássico da palavra, e não essa aberração moderna), então não concordo completamente com todos os pontos colocados nessa ideologia. Mas, ainda assim, é bom ver algum movimento nacionalista que não seja alguma espécie de conservadorismo míope. Também gostei muito das referências à mitologia brasileira feitas no site. Como amante de mitologia e história desde pequeno, sempre achei importante que um povo cultivasse esses dois aspectos de sua cultura. Um povo que não cultiva os aspectos grandiosos de sua história acaba com baixa autoestima, como é o caso do povo brasileiro atualmente. E isso porque o PT é seguramente o partido mais nacionalista que governou esse país desde João Goulart. Só de ouvir alguém falando de Guaracy como o deus supremo tupi (e não Tupã) já fico feliz. Também compartilho a ideia de que aprender o tupi antigo seria algo importante na formação da nacionalidade brasileira. Ficaria grato se pudesse me dar mais informações. Se for um grupo, gostaria de saber se há encontros ou algo do tipo. Só uma última coisa, por curiosidade, a ave no símbolo é uma harpia?

    ResponderExcluir
  3. Vocês poderiam fazer um artigo explicando aquela foto do VARGAS com os Rockefeller???

    ResponderExcluir
  4. O twitter é um canal importante para defender o castilhismo e o postivismo. Blog não tem conta lá ainda?

    ResponderExcluir
  5. Olá! Presente!

    É dito na ideologia que o castilhismo defende o Estado laico, ponto na qual convergimos, mas como fica a questão da Igreja Católica pedir que os Estados Nacionais defendam o Estado Confessional Católico??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São pontos distintos, a "máquina adminsitrativa", que no Direito se denomina Administração Interna é laica e assim deve ser perante seus cidadãos. O Estado-Nacional é outra esfera, que é a representação institucional da entidade brasileira, e como tal é Católico Apostólico Romano.
      Em termos práticos, não se altera muito do que já esta em voga, um Estado que tem como religião oficial o Catolicismo, com seus respectivos feriados e dias santos, com liberdade confessional. Contudo, postulamos que essa liberdade confessional sejam adstritas a lei de mesmo teor vigente na nossa primeira Constituição de 1824.

      Excluir