terça-feira, 30 de agosto de 2016

"Identitarismo" e Nacionalidade - A Posição Castilhista.

O Castilhismo, como ideologia nacionalista, só reconhece uma única identidade étnica e nacional no Brasil, como de fato somente há, a brasileira. Darcy Ribeiro, um dos expoentes do nosso Trabalhismo é expresso e claro nesse sentido:

“Os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia. Vale dizer, uma entidade nacional distinta de quantas haja, que fala uma mesma língua, só diferenciada por sotaques regionais, menos remarcados que os dialetos de Portugal. Participando de um corpo de tradições comuns mais significativo para todos que cada uma das variantes subculturais que diferenciaram os habitantes de uma região, os membros de uma classe ou descendentes de uma das matrizes formativas.
Mais que uma simples etnia, o Brasil é uma etnia nacional, um povo-nação, assentado num território próprio e enquadrado dentro de um mesmo Estado para nele viver seu destino. Ao contrário da Espanha, na Europa, ou da Guatemala, na América, por exemplo, que são sociedades multiétnicas regidas por Estados unitários e, por isso mesmo, dilaceradas por conflitos interétnicos, os brasileiros se integram em uma única etnia nacional, constituindo assim um só povo incorporado em uma nação unificada, num Estado uniétnico. A única exceção são as múltiplas microetnias tribais, tão imponderáveis que sua existência não afeta o destino nacional.” – Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro é ainda mais enfático em sua Carta aos Moços:
“Meu apego apaixonado pela unidade nacional começa pela preservação desse território como a base física em que nosso povo viverá seu destino. Encho-me da mais furiosa indignação contra quem quer que manifeste qualquer tendência separatista. Acho até que não poderia nunca ser um ditador, porque mandaria fuzilar quem revelasse tais pendores.
É de lamentar, porém, que vez por outra surja, entre eles, uns idiotinhas alegando orgulhos de estrangeiridade. O fazem como se isso fosse um valor, mas principalmente porque estão predispostos seja a quebrar a unidade nacional em razão de eventuais vantagens regionais, seja a retornarem eles mesmos para outras terras, como fizeram seus avós. Afortunadamente, são uns poucos. Com um pito se acomodam e se comportam.” - Darcy Ribeiro.
A defesa de identidades locais é completamente incongruente para quem quer que se diga nacionalista, antes é a negação da nacionalidade, além de incompatível com a centralização Castilhista, ou mesmo para aqueles que defendam um Estado no molde fascista. Caso ilustrativo, foi o de Otho Strasser, que lançou essas idéias no seio do partido nazista, rejeitadas por Hitler, razões que culminaram no seu assassinato.


Artigos Correlatos:

1.Identidade e Formação da Nacionalidade Brasileira.


2 comentários:

  1. Se.... "não são um único povo" como dizeis, então não são "brasileiros", segundo sua lógica. Em verdade, "raça" é uma concepção distinta de nação. Os brasileiros são uma nacionalidade, com diferentes tipos raciais, como quase todas as nações do planeta, isso desde a éra do bronze. Contudo, justamente por ser uma nação, só há uma única cultura: a brasileira! Recomendo ler os artigos: "Nacionalidade e Nacionalismo" e "Sangue e Tradição".

    ResponderExcluir