sexta-feira, 22 de julho de 2016

Fila Brasileiro - O Melhor Cão de Guerra do Mundo!

Diz o ditado popular que o caráter de um cão é o espelho do seu dono. Forjado no Brasil ao longo de séculos, exercendo o pastoreio na lida com o gado, caçando onças, farejando escravos fugitivos, o Fila-Brasileiro aderiu ao seu temperamento as qualidades estimadas pelos caboclos, e assim selecionando, naturalmente, se incorporou as características que mais estimavam: coragem, lealdade, rusticidade.....

Rústico, forte, dotado de uma coragem sem limites e de uma lealdade sem falhas, que virou adágio popular: "Fiel como um cão de fila".  O Fila possui qualidades únicas na cinofilia, é o único, dos cães molossos, com ojeriza a estranhos.

Fila antigo
Providos de pele grossa e solta, o salvaguarda contra ataques de onças que não o conseguem ferir de morte. Também possuem articulações frouxas (responsável pelo "passo de camelo") que permite maior liberdade de movimentos, dando-lhe agilidade notável para se esquivar de coices e chifradas no pastoreio, como de eventuais ataques de onças quando na caça.

O "passo de camelo" possibilita percorrer longas distancias, com um mínimo gasto de energia, quando na condução por tropeiros. Sua rusticidade tornou-o figura indispensável nas fazendas brasileiras, já que não exige maiores cuidados e esta sempre pronto para as tarefas mais rudes.

Foram essas carcaterísticas que levaram o Exército Brasileiro, através do CIGS - Centro de Instrução de Guerra na Selva, durante 5 anos, realizar testes com cães das raças doberman, pastor alemão e o próprio fila brasileiro, levando essas raças ao extremo, próximas de um real conflito na selva, e concluir que o Fila Brasileiro é a raça mais apta ao trabalho na selva, os estudos apontaram que o fila teve melhor adaptalidade as condições inóspitas da floresta amazônica, e em ambiente hostil, teve melhor desempenho na maioria das qualidades testadas, como olfato, resistência, força, coragem, silêncio, entre outras características.

Em Risco de Extinção:

Fila Antigo
A raça Fila Brasileiro foi reconhecida como tal, em meados da década de 40 para 50. Em fins dos anos 70 houve uma grande demanda pela raça, e canis e criadores inescrupulosos passaram a miscigenar com raças estrangeiras (mastiff napolitano, Dogue Alemão e Bloodhound, dentre outros) afim de terem mais ninhadas ante a grande procura. De modo que a entidade (CBKC) responsável por zelar pelo padrão racial nada fez ante as denúncias de miscigenação, resultando num "fila" atípico e com uma imensa diversidade tipológica. Surgiu uma entidade (CAFIB) de criadores que denunciaram essa desnaturalização da raça, contudo quer por falta de maiores estudos sobre o fila, quer por já ter em seus planteis filas miscigenados, a CAFIB acabou desenvolvendo um cão com características do bloodhound, flagrantemente diferente dos filas da década de 60.

Atualmente, por parte de alguns criadores, em esforços individuais e incipientes ainda.... começa-se a procurar um resgate do antigo padrão Fila Brasileiro.

 Padrão CBKC tem características do Mastiff Napolitano, o padrão CAFIB do bloodhound e a esquerda o Típico Fila Antigo




9 comentários:

  1. Eu gostaria muito de comprovar estas conclusões sobre o Fila tanto aquelas do CIGS quanto as das forças armadas de Israel. Não consigo encontrar nem sequer imagens que comprovem aquelas assertivas. Sei que o Fila é um maravilhoso cão de guarda mas gostaria de ter fontes primárias atestando sua superioridade como cão de guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me interesso por isso.
      Gosto muito do fila brasileiro mas, esta é uma afirmação muito forte e valiosa. Por isso eu gostaria de ver mais sobre estes testes.

      Parabéns pelo texto.

      Excluir
  2. EU GOSTEI DO FILA COM MASTIM É BONITO

    ResponderExcluir
  3. O Fila brasileiro é mesmo um super cão, um dos melhores do mundo quando o assunto é esse, guerra, guardar território e tudo mais.
    Gostei muito do seu texto e sou apaixonado por essa raça.
    Andei lendo umas curiosidades sobre a raça e muito mais nessa página aqui, muito bom mesmo o conteúdo, deu pra aprender mais sobre os fila brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, a padronização Cafib, deixou o cão num padrão "Cafib"...longe desse cão antigo, o Fila Cafib possui um temperamento questionável e uma rusticidade mais fragilizada.

    Temos que compreender que o NOSSO Fila é patrimônio nacional, da soma de todos e cada um, é brasileiro, o problema da super padronizacao nas mãos de poucos, enfraquece a raça.

    Porém, há criadores de raízes ainda, em MG,no Nordeste, em SP, até mesmo gaúchos, que tem consentimento nesse erro, amam a raça tanto quanto o próprio Brasil e buscam para si mesmos cães de verdade, independente de "grupinhos" e pedaços de papel.

    A Cafib um dia vai cair, mas o Fila Brasileiro continuará evoluindo e certamente sobreviverá, é um cão de sobrevivência extrema.

    Comprem o Fila da Fazenda, nativo, rústico, integrado com sua raiz, capaz de cruzar uma Mata sem ficar doente, esses sim cruzarão os tempos.

    ResponderExcluir
  5. Tive um fila brasileiro que pesava 90 kg esse era especial .além de eu ter ter ido várias vezes à delegacia em função dos ataques dele

    E por ter estrangulado outros cães que invadiram seu território

    ResponderExcluir
  6. Hoje o PROJETO OFB( Original Fila Brasileiro) visa resgatar esse padrão antigo não só de morfológia como de temperamento, canis como o Caramona, Puri Moreno, Forte dos Brutus e Boadeiros do Jatoba, são alguns que estam resgatando a raça que se perdeu controle com os doentes da CBKC e cães amarração e com aspectos de cães de Sanro Humberto do CAFiB os quais selecionaram cães medrosos e sem temperamento, tm bm tem o pessoal do Nordeste o de Pernambuco Caruaru o pessoal do Fila em Foco, tm m estão trazendo bons resultados, isso foi possível graças a estes criadores pode se citar o Sr. Antônio Carlos Linhares Borges, o qual trouxe cães de fazenda aborígenes que desempenhavam ainda seu papel de cães fazenda hoje obtendo o resgate da raça lonh vida ao Fila Brasileiro funcional .

    ResponderExcluir
  7. Essa conversa fiada do resgate do old fila brasileira é piada! Falam mal dos filas cbkc mas a matriz usada na primeira ninhada do tal old fila brasileiro é uma fêmea da cbkc.

    ResponderExcluir