quarta-feira, 23 de julho de 2014

Da Éra do Aço à Éra Atômica - Os Esforços de Atração de Mão-de-Obra Especializada e o Ingresso do Brasil na Éra Atômica.

O nível de desenvolvimento de uma civilização se mede segundo seu domínio sobre determinada tecnologia. Assim temos a éra do fogo, do bronze, do ferro, etc... . O Brasil se encontrava atrasado em mais de um século, era urgente adentrar na éra do aço, que Getúlio finalmente conseguiu com a CSN. Mas era preciso mais, o fim da segunda guerra, já deslumbrava um novo paradigma.... a Éra Atômica. E para isso, Getúlio, tentou trazer centrífugas de enriquecimento de urânio da Alemanha em 1954.

Ao fim da II Guerra, Vargas tentou atrair engenheiros, técnicos e operários especializados da Alemanha para o projeto de desenvolvimento nacional. Foi nesse esforço, que se deu a vinda de Heinrich Focke, engenheiro aeronauta alemão. (Ver: Heliconair HC-II Convertiplano - O Avião-Helicoptero de Vargas).

Não só o Brasil empreendeu esses esforços de atração de mão de obra especializada, EUA e URSS, foram os principais cooptadores, integrando ao seus quadros inclusive agentes nazistas. A exemplo de Wernher Von Braun que coordenou a criação, do que viria a ser no futuro, a NASA. Foi Wernher Von Braun que projetou os primeiros foguetes aeroespaciais para os EUA.

Também a CIA, criada em 1947 e que na época ainda se chamava OSS, recrutou seus agentes entre os integrantes do serviço secreto alemão, da Gestapo, inclusive o chefe do serviço secreto dos EUA na Alemanha, logo depois da guerra, era um ex-agente do tempo do nazismo. Todos os agentes secretos da CIA na Alemanha foram recrutados nessa base porque, quando previu que a luta ia ser contra a União Soviética, a CIA tratou de recrutar os nazistas. E muitos foram para os Estados Unidos. Também a URSS, através da Alemanha Oriental, aproveitou muitos militares do tempo do Nazismo. 

No caso do Brasil, não há nenhuma ligação entre a busca de mão-de-obra qualificada da Alemanha e a entrada de fugitivos nazistas ou agentes secretos.

Foi nesse esforço de atração de mão-de-obra especializada, que Vargas negociou com cientistas alemães a transferência da tecnologia de enriquecimento de urânio, por meio das últimas centrífugas de enriquecimento de urânio fabricadas clandestinamente na Alemanha. A CIA descobriu esse fato, e o Alto Comissariado Aliado impediu o embarque das ultracentrífugas para o Brasil, no porto de Hamburgo em 1954.

Foram esses esforços de desenvolvimento levados a efeito por Vargas, que o fizeram virar alvo dos EUA.  E que deu início das atividades da CIA dentro do Brasil, aliciando oficiais do exército e do meio político, inserindo "black propaganda" no meio castrense. E mais uma vez, lembremos Henry Kissinger, secretário de Estado dos EUA, tornaria público anos depois seus intuitos se referindo ao Brasil: "Não permitiremos um novo Japão ao sul do equador.", se referia ao Japão nacionalista da Éra Meiji, anterior a II guerra, nacionalista, que tornou o Japão uma potência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário