quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Economia

Coletânea de Artigos versando sobre teorias econômicas e políticas industriais:



Nenhum outro Governo Combateu Tanto o Capital Estrangeiro Quanto o de Getúlio Vargas!

A Globalização é Irreversível? 

Economista Aarão Reis, Pioneiro na Teoria do Intervencionismo Estatal.

"Japão: O Capital se Faz em Casa." - Barbosa Lima Sobrinho.

A Rejeição do Corporativismo pelo Castilhismo

"New Deal" Foi Inspirado em Getúlio Vargas.

O Processo Desindustrialização da Economia Brasileira, Entrevista com o Presidente da ABIMAQ, Luiz Albert Neto.

Destruam a IBAP - Indústria Brasileira de Automóveis Presidente.

A Sabotagem a Indústria Nacional, O Dramático Caso da IBAP.

Os Embargos dos Estados Unidos a Indústria Bélica Brasileira Afim de Impedir sua Autonomia Tecnológica.

A Saga do 1º Carro 100% Nacional! - Tributo a João Amaral Gurgel.

As Lições de Edson Moura, A Tentativa de "Dumping" contra as Batérias Moura.

Do Intervencionismo Estatal na Economia. 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Revolução de 1930 - O Fim da República Liberal.

"A única que tivemos digna desse nome(Revolução de 30), pela profunda transformação social modernizadora que operou sobre o Brasil. Que, proscreveu do poder os coronéis-fazendeiros com seus currais eleitorais e destitiuiu os cartolas do pacto "café-com-leite"" - Darcy Ribeiro.

Foram 21 dias de combates (de 3 a 24 de Outubro de 1930, em todo o território nacional). Na verdade, até houveram relativamente poucos combates, porque a Nação já estava tão farta da carcomida e corrupta República Velha, que em vários locais houve adesão imediata dos militares que deveriam defender o regime agonizante.

De fato, as fotografias, filmes e textos jornalísticos de Outubro de 1930 não deixam margem para dúvidas: em todas as cidades por onde passou o "Expresso da Vitória" ( o trem conduzindo Getúlio, que partiu de Porto Alegre por volta do dia 6 e chegou no Rio de Janeiro no dia 31 ) a aclamação à Vargas e aos revolucionários era ENTUSIÁSTICA e FRENÉTICA.

Um cronista escreveu que em São Paulo:

"uma multidão, como nunca antes São Paulo vira igual, gritava em coro: Nós queremos, nós queremos Getúlio!".

Isso na Estação da Luz, onde o trem conduzindo Vargas chegou nos últimos dias de Outubro.

Mesmo nos EUA (cujo governo - de Herbert Hoover - era CONTRA a Revolução Brasileira) a imprensa tinha que se render aos fatos: a revista "Time" (existente desde 1923) descrevia a Revolução em curso no Brasil como "épica" e muito diferente das meras quarteladas em curso no mesmo ano em outros países da América Latina.

A Revolução de 1930 foi a mais bela, a mais heróica, a mais gloriosa página da História do Brasil no século XX... talvez de TODA a História do Brasil. Além de ter sido um momento de grande força da Nacionalidade, de grande virilidade do nosso Povo, foi a ÚNICA ruptura de Verdade que tivemos em 509 anos de História. Foi ali que o Brasil saiu da lama em que se encontrava desde o descobrimento, ou da "ganga obscura que envolveu o Povo pelos séculos afora", como disse Vargas em 1934.

Com a Revolução de 30, os ideais que motivaram a instituição da República em 1889 voltava ao cenário nacional, um Estado Positivista, racionalizador, científico, nacionalista e social, que se concretizaria na Constituição 1937, abortada com a deposição de Getúlio. Enquanto esses ideais vigeram, foram anos dourados que se viveu no Brasil que ainda se mantém no inconsciente popular.


Artigos correlatos:


As Raízes Socialistas no Pensamento Getulista