domingo, 3 de junho de 2012

Entrevista com o presidente da ABIMAQ, Luiz Aubert Neto (Sobre Política Industrial)


5:15s Luiz: Nós estamos sendo invadidos né.... esse processo de desindustrialização do nosso setor ele esta violento, ele esta muito forte. A desindustrialização é fácil explicar, hoje a perda de competitividade que nós temos em função de câmbio e outros temas que podemos tratar, mas hoje o principal é câmbio mesmo.  
Então oque que acontece? Quando eu não consigo competir mais com o chinês, principalmente o chinês que é oque esta fazendo o grande estrago aqui no nosso setor. Então oque que eu começo a fazer? Eu vou na China, eu importo uma máquina da China né, eu trago essa máquina para cá, eu tiro a plaquetinha dela lá com o nome de ching-changlee, coloco a minha marca e revendo aqui dentro. Então eu paro de fabricar a máquina. Então no primeiro processo, oque começo? Começo a trazer componentes para montar minha máquina, num segundo processo que eu começo a ver que o negócio começa a ficar bom, porque eu não tenho como competir, eu trago a máquina inteira para cá. Então eu paro de fabricar essa máquina, né... eu revendo aqui, mas em termos de faturamento eu continuo faturando, eu continuo recolhendo meus impostos, então quando agente vê esses números do IBGE que o setor esta faturando, você tem.... se você entrar nos meandros desses números, você vai ver que tem muita coisa que agente tem que separar. Eu estou faturando mas não estou fabricando mais. Virei um comerciante.
11:40s eu posso dizer o seguinte... eu acho que o governo vem errando faz tempo né, o Brasil vem errando tremendamente faz tempo e eu vou te dar um número aqui que eu acho que é a principal anomalia do Brasil, o principal cancer que nós temos, sempre foi taxa de juros. Se você pegar.... entrar no site do BC, puxar lá, nos últimos 16 anos: 8 anos de governo do FHC, 8 anos de governo Lula e mais esse ano do governo da Dilma, você sabe quanto o governo brasileiro já pagou de juros somente da dívida? Mais de 2 Trilhões de reais de juros da dívida! Se você corrigir esse valor e trouxer hoje pro pior índice que tem, passa de 5 trilhões de reais! É a maior transferência de renda que um país já fez (do setor produtivo pro setor financeiro)  não só produtivo, saiu do meu bolso, do seu bolso de todo mundo, então não sobra dinheiro para nada! Pega o orçamento de hoje, 46% do orçamento ainda hoje do Brasil é para amortiçar dívida e pagar juros, não sobra dinheiro para nada. Então o grande mal que nós temos aqui no Brasil (é a taxa de juros alta) eu não tenho dúvidas nenhuma disso, só que você tem grande parte da mídia, porque isso é briga de cachorro grande, grande parte da mídia são ecnonomistas ligados ao sistema financeiro. Um exemplo esta aqui, quando o governo Dilma teve coragem de colocar, não alguém do sistema financeiro, como presidente do BC, se você pegar a história toda é a primeira vez que nós temos um presidente do BC de carreira. E na primeira reunião que ele teve lá, na primeira na segunda ele aumentou e depois quando ele abaixou meio por cento, você viu o terrorismo que foi, todo mundo falou que o BC perdeu autonomia que não sei quê “bla bla bla bla bla”....


Artigos Relacionados:

Política Externa Brasileira por Darc Costa
http://ressurreicaonacionalista.blogspot.com.br/2012/03/politica-externa-brasileira-por-darc.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário